Pela primeira vez em Pernambuco, um grupo de 88 professores de inglês e espanhol terá oportunidade de realizar intercâmbio em outros países, numa iniciativa do Governo do Estado, através do Programa Ganhe o Mundo Professor. Todos passarão seis semanas participando de cursos com duração de 180 horas. Nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra (PSD) recebeu os profissionais no Palácio do Campo das Princesas e destacou a importância desse incentivo à categoria.
Todos receberam kits de viagem com passaporte, passagens, hospedagens, camisetas, mochila, mala entre outros itens. O investimento do Estado é de R$ 5 milhões.
A primeira turma formada por 55 professores embarca, nessa quinta-feira (24), rumo ao Canadá. No início de maio, outros 14 irão para o Chile. Ainda em maio, 15 profissionais viajarão para a Inglaterra e 4 para a Argentina. Esses professores se inscreveram no programa do Estado e foram selecionados para participar do intercâmbio.
Raquel Lyra falou da importância dessa participação dos professores para o avanço da educação de Pernambuco. “Tenho a honra de agora como governadora do Estado poder iniciar um processo de permitir que os professores possam fazer essa imersão lá fora. Alguns já têm essa experiência, outros nunca tiveram oportunidade de sair do País. Desejo a vocês que essa oportunidade que terão possa inspirar tantos outros e possa permitir que também oxigenize a vocês mesmos, que se reergam com essa experiência, possam voltar entregando muito mais para os nossos alunos, muito mais felizes e também no cuidado com as nossas escolas”, assinalou a governadora.
O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, ressaltou a importância desse programa. “É através de vocês que a gente alicerça um bom caminho para que os nossos alunos sejam contemplados com todos os conhecimentos que vocês possam adquirir. Esse programa chega como algo inovador. O Programa Ganhe o Mundo Professor é inédito no Governo. Foi lançado exatamente agora e vocês já fazem parte desse processo. Temos a intenção de ampliá-lo ainda mais para um escopo muito maior. Dentro desse escopo e dessa amplitude, a gente pretende ter uma educação de qualidade, que vocês possam, através do intercâmbio, não só adquirirem um conhecimento maior, mas trazer esse conhecimento para todos os alunos e para a comunidade escolar”, salientou.
Adeilza Monteiro é de Caruaru, fará intercâmbio no Canadá e ressaltou a oportunidade que a categoria está tendo neste momento. “Tudo que virá para nós, virá para os nossos alunos. Esse é o principal motivo do intercâmbio, para melhorar a educação do Estado de Pernambuco”, disse a professora.